O token pode ser o futuro dos pagamentos

Foto: Forbes

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Todas as grandes empresas de tecnologia e varejo estão correndo atrás de novas formas de pagamento para o mundo mobile. Nos Estados Unidos é possível citar companhias como Samsung, Walmart, Google, PayPal e Apple, só para ficar entre as mais conhecidas. Soluções e aplicativos baseados no protocolo NFC parecem buscar mobilidade e ao mesmo tempo conveniência.

Infelizmente, o NFC é apenas uma tecnologia funcional, mas não oferece uma proteção completa. É necessária uma camada complementar de segurança e a resposta para combater a fraude no pagamento móvel são os tokens. Esse novo conceito traz algumas vantagens em relação os modos ‘tradicionais’ de pagamento nos dispositivos móveis.

Mas o que ele é?

A ‘tokenização’ é um processo no qual os números de cartão de crédito são substituídos por uma cadeia gerada aleatoriamente de caracteres alfanuméricos. A ideia é proteger contra a fraude durante qualquer tipo de transação. A Apple Pay usa uma forma de geração de tokens. A MasterCard e a Visa também aderiram a esta modalidade de pagamento.

Se este movimento segue em expansão, quais as vantagens?

Uma delas é a flexibilidade: o token não pode ser usado para além de um objetivo pré-definido. Ou seja, é inútil para hackers que tentam cometer fraude através de compras online ou por clonagem de cartões de tarja magnética. Outra vantagem é o uso instantâneo: antes da introdução dos tokens, a digitalização de cartões de pagamento envolve um processo de revisão e aprovação pelo banco, o que poderia levar algum tempo. Por fim, os lojistas e vendedores não precisam investir em novo hardware e software.

Será que esta tecnologia chega rápido ao Brasil? Aqui no país, muitos bancos usam o token com o SMS, para garantir a segurança das transações eletrônicas.

De acordo com o site MobiFeed “tokenização veio solucionar um problema difícil e complexo – o de equilibrar segurança com boa usabilidade, ou seja, geralmente sistemas mais seguros também acarretavam algumas dificuldades extras para os clientes”. Uma pesquisa da consultoria E.Life constatou que 43% dos usuários de dispositivos móveis não haviam efetuado compras de seus aparelhos por não se sentirem seguros.

Esta é uma das novidades que vamos acompanhar mais de perto aqui no Capital de Ideias.

 

Veja mais infos nos links:

http://thenextweb.com/insider/2015/05/15/why-tokenization-is-the-key-to-mobile-payment-security

http://www.bankrate.com/finance/credit-cards/will-tokenization-protect-against-card-fraud.aspx

http://www.virtual-strategy.com/2015/06/17/tokenization-new-security-standard-mobile-payment#axzz3ehjSyVGs

http://www.mobifeed.com.br/a-era-da-tokenizacao-e-a-compra-em-um-clique-por-felipe-lessa

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