Trabalhar na casa de um amigo ou conhecido

hoffice_fasta company

 

Os espaços de coworking já são moda entre startups. Mas você já ouviu falar do Hoffice, que é a mistura das palavras home e office? Esse novo conceito mostra que você pode trabalhar na casa de uma pessoa como convidada, sem pagar por isso. Parece interessante, não? A ideia nasceu na Suécia e vem ganhando adeptos em vários países. Na maior parte, freelancers que precisam de um lugar para trabalhar em horário comercial. Normalmente, os grupos formados são de até 10 pessoas.

O idealizador é Christofer Franzen, 35, um psicólogo sueco que estuda como as pessoas podem trabalhar de forma mais eficiente. Ele conta que quando estava terminando a sua tese de mestrado, ele ficou cansado de trabalhar em cafés e em espaços públicos. Então, teve a ideia de se reunir na casa de amigos e na dele próprio. A ideia começou de forma experimental, mas ao longo do tempo atraiu pessoas de fora de seu círculo de convivência.

O conceito traz algumas inovações, parecidas com o método Pomodoro, técnica bastante conhecida em gestão de projetos. O anfitrião cronometra um relógio para despertar em 45 minutos e todos se ocupam com suas tarefas.

Após esse tempo, todos param de trabalhar por dez a quinze minutos, para realizar um alongamento, meditação ou qualquer coisa que “desligue” do trabalho.

Essa modalidade de trabalho é calçada em estudos científicos: uma pesquisa da década de 90 com violinistas nos Estados Unidos constatou que as pessoas são mais produtivas em ciclos curtos de trabalho.

Como toda novidade, é claro que já está disponível em São Paulo. Um grupo no Facebook com cerca de 50 membros adota a prática de trabalho sueca. E você, acha que vale a pena?

Leia mais sobre o tema nestes sites:

https://www.facebook.com/groups/911751222192759

http://hoffice.nu/en

http://ecoredesocial.com.br/2015/02/trabalhar-em-casa-mas-na-casa-de-alguem

http://brasileconomico.ig.com.br/mundo/2015-02-23/hoffice-e-a-nova-onda-para-profissionais-que-nao-tem-escritorios.html

Deixe um Comentário